Histórico do evento

O I Seminário de pesquisa e extensão do IFRJ Campus Nilo Peçanha – Pinheiral ocorreu pela primeira vez no ano de 2014. Esse evento foi um momento de extrema importância para expor e socializar os projetos desenvolvidos pelos servidores Campus, de forma a proporcionar a discussão e interação de temas de diferentes áreas, consolidar novos projetos e fortalecer os grupos de pesquisa e extensão da Instituição.

No ano seguinte, 2015, o evento ganhou maior proporção, constituindo-se, além do II Seminário de Pesquisa e Extensão, Campus Nilo Peçanha Pinheiral, no I Seminário de Pesquisa e Extensão do Sul Fluminense. Nessa segunda edição ampliada, o evento conseguiu expor e socializar os projetos de pesquisa e extensão dos Campi Pinheiral, Paulo de Frontin, Volta Redonda e Paracambi, conseguindo proporcionar a discussão de temas específicos das diferentes áreas e fortalecer grupos de pesquisa e extensão dentro e entre os Campi.

A participação ativa da PROPPI e PROEX em todas as duas edições estimulou a ampliação desse evento para todo o IFRJ, culminando no I Seminário de Pesquisa e Extensão do IFRJ, II Seminário de Pesquisa e Extensão do Sul Fluminense e III Seminário de Pesquisa e Extensão IFRJ-Pinheiral (SPEEX 2017). Nessa edição, a proposta é a troca de saberes entre pesquisadores e extensionistas dos diferentes campi do IFRJ, assim como com outras instituições acadêmicas, agentes econômicos e organizações sociais nas regiões de influência do IFRJ. Esses momentos oportunizam o fortalecimento da pesquisa e extensão institucional e contribuem significativamente para um ensino de qualidade e melhoram a sintonia do Instituto com a realidade e as demandas da sociedade.