EDITAL INTERNO Nº 11/2017
I Seminário de Pesquisa e Extensão do IFRJ
II Seminário de Pesquisa e Extensão do Sul Fluminense
III Seminário de Pesquisa e Extensão IFRJ-–Pinheiral

A Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROPPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), no uso de suas atribuições e nos termos do Regimento Geral do IFRJ, art. 60, torna público o presente Edital contendo as normas referentes à inscrição/submissão e apresentação de trabalhos no I Seminário de Pesquisa e Extensão do IFRJ, II Seminário de Pesquisa e Extensão do Sul Fluminense e III Seminário de Pesquisa e Extensão IFRJ–Pinheiral.

1. DAS NORMAS GERAIS

1.1. O I Seminário de Pesquisa e Extensão do IFRJ, II Seminário de Pesquisa e Extensão do Sul Fluminense, III Seminário de Pesquisa e Extensão IFRJ-Pinheiral, doravante denominado Evento, constitui-se, sobretudo, na apresentação de trabalhos que visem compartilhar informações acerca de projetos em fase inicial ou de seus resultados nas áreas da pesquisa e da extensão que estejam ou não vinculados aos programas institucionais do IFRJ ou de outros órgãos de fomento.

1.2. O Evento será realizado no Campus Pinheiral do IFRJ, localizado na Rua José Breves, 550 – Centro/Pinheiral, nos dias 30 e 31 de outubro de 2017.

1.3. Os prazos de inscrição e de divulgação da programação do Evento estão estabelecidos no Cronograma constante do item 6 deste edital.

1.4. O Evento contará com apresentações nas modalidades pôster e comunicação oral, conforme descrito no item 4 deste edital.

2. DOS OBJETIVOS

2.1. Levar ao conhecimento da comunidade a produção das pesquisas científica, tecnológica e/ou artístico-cultural do IFRJ e de outras instituições que venham a submeter seus respectivos trabalhos.

2.2. Propiciar a integração e a troca de experiências e de informações entre pesquisadores dos campi do IFRJ e de outras instituições interessadas em participar do Evento.

2.3. Introduzir, estimular e envolver a comunidade na discussão crítica da pesquisa científica e da inovação tecnológica.

2.4. Despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais na comunidade do IFRJ.

 

3. A INSCRIÇÃO / SUBMISSÃO / AVALIAÇÃO DO RESUMO

 3.1. A inscrição no Evento pelo pesquisador/extensionista se dará exclusivamente por meio de submissão de trabalho na forma de resumo ou resumo expandido, para apresentação na modalidade pôster ou comunicação oral, como estabelecido no Cronograma constante do item 6 deste Edital.

3.1.1. Discentes de pós-graduação poderão participar do evento como ouvintes ou, excepcionalmente, na apresentação de trabalhos nos casos descritos no item 4.1.1.

3.1.2. A submissão deverá ser realizada exclusivamente por meio de preenchimento do formulário eletrônico online, disponível em www.speex2017.net.

3.2. No ato da inscrição deverá ser anexado o resumo ou resumo expandido.

3.2.1. O resumo deverá ser redigido para um tamanho de página A4 e conter entre 300 e 500 palavras, conforme formatação descrita no Anexo I.

3.2.2. Em caso de resumo expandido, o texto deverá ocupar, no mínimo, três (3) e, no máximo, quatro (4) laudas, incluindo texto, tabelas e/ou figuras, conforme formatação indicada no Anexo II.

3.2.3. Os arquivos do resumo ou do resumo expandido deverão estar em formato “.doc”, identificado com o nome do pesquisador/extensionista (Exemplo: “JoaoMiguelNunes.doc”).

3.2.4. Só será aceito um resumo ou resumo expandido por inscrição.

3.2.5. Caso o pesquisador/extensionista submeta mais de um resumo ao Evento, deverá efetuar uma nova inscrição e distinguir os arquivos, numerando-os.

3.2.6. Se, porventura, o resumo não estiver nos formatos de edição descritos nos anexos I e II, o autor será comunicado e deverá reenviar o arquivo corrigido no prazo estabelecido neste Edital para o email: speex2017.cpin@ifrj.edu.br.

3.2.7. Após a realização da etapa informada no item 3.2.6, os resumos dos trabalhos que permanecerem fora dos padrões indicados nos modelos não serão publicados.

3.2.8. Os resumos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

3.3. A submissão do resumo implica o conhecimento e a aceitação das obrigações previstas neste Edital.

3.4. O período da inscrição/submissão dos resumos obedecerá ao Cronograma apresentado no item 6 deste Edital.

 

4. DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

 4.1. A apresentação dos trabalhos deve prioritariamente ser feita pelo pesquisador/extensionista.

4.1.1. Na impossibilidade de cumprimento do item 4.1, o pesquisador/extensionista poderá indicar um discente de pós-graduação que participe do projeto e seja coautor. Esta indicação deverá ser feita via email (speex2017.cpin@ifrj.edu.br).

4.2. Os pôsteres e as comunicações orais deverão ser apresentados de acordo com os modelos disponibilizados em www.speex2017.net.

4.2.1. Caberá ao pesquisador/extensionista indicar a modalidade de apresentação de seu trabalho (pôster ou comunicação oral) no ato da inscrição.

4.2.2. Esta indicação poderá ser alterada pelo Comitê Científico, sendo incumbência dos autores confirmá-la em sua programação, disponibilizada em www.speex2017.net, conforme Cronograma apresentado no item 6 deste Edital.

4.2.3. O trabalho na modalidade pôster deve ser confeccionado com dimensões máximas de 90cm (largura) x 120cm (altura).

4.2.4. O trabalho a ser apresentado na modalidade comunicação oral deve ser confeccionado como um arquivo de apresentação em Microsoft Power point versão 97-2003 (“.ppt”).

4.2.5. Não haverá nenhum tipo de apoio financeiro do Comitê Organizador do Evento para a confecção do material utilizado na apresentação do trabalho, ficando as despesas a cargo exclusivo dos autores.

4.2.6. Os trabalhos, tanto na modalidade pôster como na modalidade comunicação oral, deverão conter, obrigatoriamente, a logomarca do evento, do IFRJ e de outras agências de fomento, quando for o caso.

4.3. Os trabalhos serão agrupados, sempre que possível, em áreas de conhecimento afins, com o intuito de integrar extensionistas e pesquisadores.

4.4. Dependendo da modalidade, cabe ao apresentador estar munido do pôster ou do arquivo de apresentação da comunicação oral no horário e local indicados na programação do Evento.

4.4.1. Os arquivos das apresentações na modalidade oral devem ser entregues ao Coordenador da Sala até 10 (dez) minutos antes do início da sessão.

 

5. DA CERTIFICAÇÃO

5.1. Só serão certificados os trabalhos efetivamente apresentados no Evento.

 

6. CRONOGRAMA ETAPA / ATIVIDADE DATA DE REALIZAÇÃO

6.1.  Liberação do Edital: 24/08/2017.

6.2. Submissão dos resumos: 24/08/2017 a 13/10/2017.

6.3. Prazo final para ajustes de formatação pelos autores (quando houver): até 18/10/2017.

6.4. Divulgação online da listagem de trabalhos a serem apresentados por modalidade (pôster ou comunicação oral): até 21/10/2017.

6.5. Realização do Evento: 30 e 31/10/2017.

7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1. Os casos omissos serão analisados pelo Comitê Organizador do Evento, ou, quando for o caso, pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFRJ.

7.2. Outras informações e esclarecimentos poderão ser obtidos pelo e-mail speex2017.cpin@ifrj.edu.br.

Pinheiral, 24 de Agosto de 2017.

 

Baixe os anexos

Anexo I SPEEX

Anexo II SPEEX

Anexo III SPEEX_modelo de apresentação

Anexo IV = Modelo de banner

Clique com o botão direito e selecione a opção “Salvar  link como…”